Plataforma Nokia Asha é uma oportunidade para desenvolvedores

Nova interface da Nokia oferece aos desenvolvedores uma experiência consistente e de qualidade na categoria de smartphones que mais cresce no mundo

Nova Delhi, India, 9 de maio de 2013 - A Nokia anunciou hoje uma iniciativa global para impulsionar o mercado de smartphones mais baratos com o lançamento da plataforma Nokia Asha. A Nokia também apresentou o Nokia Asha 501, o primeiro smartphone a disponibilizar a nova interface.

Os aplicativos publicados para o Nokia Asha 501 serão compatíveis com todos os próximos smartphones da nova plataforma Asha sem a necessidade do desenvolvedor reescrever o código. A Nokia espera vender 100 milhões de smartphones da nova geração Asha nos próximos anos, começando pelo Nokia Asha 501.

"Estamos acompanhando um grande aumento na demanda por aplicativos para nossos smartphones Asha, visto o crescimento de downloads na Nokia Loja", disse Marco Argenti, head de Developer Experiences na Nokia. "Os consumidores esperam aplicativos de qualidade em todos os aparelhos, independente dos preços. Com a nova plataforma Asha, os desenvolvedores serão incentivados a publicar apps de qualidade encontrados antes somente em smartphones top de linha”.

Outra novidade para os desenvolvedores são as novas ferramentas de desenvolvimento e as diferentes maneiras de vender e promover os aplicativos, incluindo a nova opção de pagamento, o Nokia In-App Payment.

Novo Nokia Asha SDK 1.0 e Nokia Asha web app
O novo Nokia Asha Software Development Kit 1.0 é um conjunto de ferramentas que suportam o desenvolvimento, teste, design e implantação de aplicativos em Java na plataforma Nokia Asha. A nova ferramenta Nokia Asha web app inclui o ambiente de desenvolvimento Web (WDE - Web Development Environment) e o Integrado (IDE – Integrated Development Environment), os quais os desenvolvedores podem usar para criar e editar seus aplicativos para Nokia Asha. Há o Inspector Web, uma ferramenta para ajudar os desenvolvedores a depurar e inspecionar elementos, e uma nova ferramenta de Web Designer, para proporcionar uma melhor experiência do usuário nos aplicativos.

Nokia In-App Payment
A Nokia também anunciou uma nova forma de pagamento que é via Nokia In-App Payment, projetada para tornar mais fácil para os desenvolvedores a venda de conteúdo dentro de seus apps. A ferramenta fornece uma experiência de compra simples e segura para os consumidores, além de pagamentos transparentes para os desenvolvedores. Esse recurso também será compatível com os aparelhos Nokia Asha e S40 já existentes. A versão beta estará disponível nas próximas semanas e os desenvolvedores podem se inscrever para testá-la em: www.developer.nokia.com/inapppayment

Declarações de desenvolvedores sobre a nova plataforma Nokia Asha
Dennis Crowley, CEO e co-fundador do Foursquare: "A Nokia continua a ser um parceiro valioso para o Foursquare. O novo aplicativo para o Asha oferece uma pesquisa fantástica e uma experiência de descoberta para ajudar as pessoas a fazer o melhor onde elas estão. Estamos caminhamos para a próxima onda de novos smartphones Asha e estamos ansiosos para que o Foursquare esteja disponível para milhões de clientes Nokia ao redor do mundo”.

Sebastien Thevenet, gerente geral SEA-Pacífico da Gameloft: "Como parceiro de longo prazo da Nokia com 200 milhões de downloads registrados na Nokia Loja até agora, a Gameloft está feliz em oferecer quatro jogos de alta qualidade já embarcados no Nokia Asha 501 (Assassins Creed 3 , Bubble Bash 3, Real Football 2013 e Little Big City). Na Nokia Loja serão mais de 30 jogos disponíveis para download com versão gratuita para experimentar. A capacidade tátil e a interface única trazem uma experiência única de jogo ao alcance do usuário”.

Akira Morikawa, CEO da Line Corporation: "A parceria da Line com a Nokia é muito importante e vai continuar no novo Asha. Levar os jogos da Line ao novo Asha representa o nosso compromisso de garantir que as pessoas em todo o mundo irão experimentar diversão”.

Manish Agarwal, diretor executivo da Reliance Games: "Reliance Games e Nokia demonstram o poder combinado de conteúdo localizado. Nossa parceria com a Nokia é muito querida e demonstra o poder de desenvolvimento local. A Reliance Games está empenhada em desenvolver jogos em temas localizados na nova plataforma Asha para entreter milhões de pessoas em todo o mundo, trabalhando em estreita colaboração com as equipes locais Nokia na Índia, Ásia, América Latina e outros mercados”.

Keshav Bajaj, VP de desenvolvimento de negócios do Nimbuzz: "A maioria dos 150 milhões de usuários do Nimbuzz são de mercados onde o Nokia Asha continua a ganhar força, incluindo a Índia, sudeste Asiático, Oriente Médio e África. Estamos animados para ter um aplicativo construído exclusivamente para a nova plataforma Asha que garanta a melhor experiência do usuário. Esta é mais uma iniciativa do Nimbuzz para um de seus parceiros mais exclusivos, a Nokia”.

Alex Adjadj, diretor de desenvolvimento estratégico, vendas e marketing móvel da Namco-Bandai: "A Namco-Bandai tem desenvolvido jogos para celular por mais de 10 anos, mas ainda há regiões do mundo nas quais os usuários não viram ou jogaram PAC-MAN. Os nossos 22 títulos disponíveis em 13 idiomas para o Nokia Asha 501 é uma prova de nosso compromisso com a Nokia para trazer uma grande experiência para os usuários móveis de todos os países”.

Sobre a Nokia

Todo dia, mais de 1,3 bilhão de consumidores usam seus aparelhos Nokia para capturar e compartilhar experiências, acessar informações, encontrar caminhos ou simplesmente falar. As inovações tecnológicas e de design da Nokia fizeram de sua marca uma das mais reconhecidas no mundo. Para mais informações, visite http://www.nokia.com.br/a-nokia/empresa

Loja online: www.lojaonlinenokia.com.br
Lojas físicas: www.nokia.com/br-pt/encontre-uma-loja-nokia